Notícias

Embraer celebra venda de 45 jatos à Dinamarca: 'maior encomenda a um único fabricante desde 1996'

Vice-presidente exaltou acordo com a Scandinavian Airlines e destacou a expansão da companhia brasileira "mesmo diante dos desafios para o comércio internacional".
Embraer celebra venda de 45 jatos à Dinamarca: 'maior encomenda a um único fabricante desde 1996'Reprodução/X/@geraldoalckmin

A Embraer anunciou a venda de 45 jatos E195-E2 para a Scandinavian Airlines (SAS), com opção de compra de mais 10 aeronaves, em um contrato avaliado em R$ 21,8 bilhões, conforme publicado pelo Governo Federal nesta segunda-feira (14).

A negociação representa uma das maiores vendas da história da fabricante brasileira e reforça sua presença no mercado europeu.

O acordo faz parte do plano da SAS de modernizar sua frota e ampliar a conectividade a partir do hub de Copenhague, na Dinamarca. As primeiras entregas estão previstas para o final de 2027, com remessas adicionais para os próximos quatro anos.

"Estamos confiantes de que essas aeronaves vão desempenhar um papel crucial na estratégia de renovação e expansão da frota da SAS, apoiando seus planos de crescimento e aprimorando suas capacidades operacionais", disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, comemorou a conquista:

"É a maior encomenda a um único fabricante desde 1996. Mesmo diante dos desafios para o comércio internacional, a Embraer segue abrindo mercados, gerando emprego e renda", afirmou Alckmin em suas redes sociais.