Como identificar um Labubu original?

A alfândega chinesa está intensificando a repressão a brinquedos falsificados.

A mania dos bonecos de pelúcia Labubu, criadas pela empresa chinesa Pop Mart, provocou uma onda de falsificações. As autoridades alfandegárias chinesas já apreenderam 11.000 lotes de produtos supostamente falsificados com cerca de 39 milhões de unidades, informou o Global Times.

Um ponto de referência importante para identificar um labubu verdadeiro é o número de dentes: os originais têm nove dentes afiados, enquanto que as cópias geralmente apresentam imprecisões, como menos dentes, disse Wang Lingjun, administrador adjunto da Administração Geral de Alfândega (GAC) do país asiático.

Entre outras características, a embalagem original do Labubu deve ser fosca e macia ao toque, enquanto as falsificações são geralmente brilhantes e de qualidade inferior, explicou Ivan Puchkov, diretor de comunicações da cadeia de varejo russa Familia.

Além disso, os bonecos originais possuem um adesivo holográfico com um QR code no qual o logotipo do Pop Mart é claramente visível com um efeito tridimensional, ao contrário das falsificações, em que os adesivos são geralmente colocados de forma plana e desleixada.

Nos primeiros quatro meses deste ano, a China exportou 13,31 bilhões de yuans (cerca de US$ 1,85 bilhão) em bonecos e animais de pelúcia. Esse número aumentou 9,6% em relação ao ano passado. Para proteger os consumidores e a propriedade intelectual, as autoridades do país reforçaram os controles alfandegários, inspecionando e detendo mercadorias suspeitas.

Recentemente, mais de 5.000 bonecos Labubu falsos foram apreendidas em Xangai. A alfândega de Haikang apreendeu 37.000 produtos plásticos suspeitos de violação de propriedade intelectual com imagens não autorizadas de Labubus e Minions.

Como o Labubu ficou famoso?

O Labubu foi criado em 2015 pelo designer chinês Kasing Lung, que se inspirou na mitologia nórdica ao criar a coleção "Os Monstros". Eles têm dentes afiados, sorrisos brincalhões e orelhas fofas. No entanto, os bonecos só se tornaram populares no ano passado, quando Lisa, membro da banda de K-pop Blackpink, exibiu sua coleção em uma entrevista na qual também admitiu ter gasto todo o seu dinheiro com eles.

Outras celebridades, como Rihanna, Dua Lipa e Emma Roberts, também publicaram sua obsessão pelo brinquedo nas mídias sociais, fazendo com que o público as comprasse e as transformasse em acessórios de moda exclusivos, muitas vezes pendurados em bolsas de luxo.

Apesar da incerteza e dos danos causados pelas tarifas dos EUA em vários mercados, especialmente na China, o Pop Mart se tornou uma sensação entre consumidores e investidores.

"É raro que a propriedade intelectual na forma de histórias em quadrinhos ou brinquedos ultrapasse uma barreira cultural e se torne domínio tanto das culturas asiáticas quanto das principais estrelas pop e esportivas ocidentais", disse Jessie Xu, analista do Deutsche Bank.