Os Estados Unidos enviarão sistemas de mísseis antiaéreos Patriot ao regime de Kiev, anunciou o presidente Donald Trump. "Estamos enviando Patriots, dos quais eles precisam desesperadamente", declarou a repórteres neste domingo (13).
O presidente dos EUA também afirmou que Washington fornecerá diversos tipos de equipamentos militares à Ucrânia, mas ressaltou que isso será feito mediante pagamento.
"Basicamente, vamos enviar a eles várias peças de [equipamentos] militares muito sofisticados, e eles vão nos pagar 100% por eles", disse o presidente norte-americano.
Trump afirmou que a União Europeia será responsável pela aquisição das armas produzidas nos Estados Unidos que serão repassadas à Ucrânia, embora não tenha revelado a quantidade de sistemas Patriot destinados a Kiev.
"Ainda não cheguei a um acordo sobre o número, mas eles receberão alguns porque precisam de proteção. Mas a União Europeia está pagando por eles. Nós não pagamos nada por eles, mas os enviaremos. Será um negócio para nós", afirmou o mandatário norte-americano, segundo informações divulgadas pelo The Independent.
Segundo o mesmo veículo, Trump também disse que está "decepcionado" com Putin e sinalizou que poderá anunciar novas sanções ao se encontrar com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, na Casa Branca, nesta segunda-feira (14).
As declarações foram feitas em sua chegada à Base Conjunta Andrews, no Estado de Maryland, após o presidente assistir à final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.