Trump confirma remessa de mísseis Patriot à Ucrânia

Trump anuncia envio de mísseis Patriot à Ucrânia com custos pagos pela União Europeia; Presidente dos EUA também declarou que pode anunciar novas sanções contra Putin após encontro com chefe da OTAN.

Os Estados Unidos enviarão sistemas de mísseis antiaéreos Patriot ao regime de Kiev, anunciou o presidente Donald Trump. "Estamos enviando Patriots, dos quais eles precisam desesperadamente", declarou a repórteres neste domingo (13).

O presidente dos EUA também afirmou que Washington fornecerá diversos tipos de equipamentos militares à Ucrânia, mas ressaltou que isso será feito mediante pagamento.

"Basicamente, vamos enviar a eles várias peças de [equipamentos] militares muito sofisticados, e eles vão nos pagar 100% por eles", disse o presidente norte-americano. 

Trump afirmou que a União Europeia será responsável pela aquisição das armas produzidas nos Estados Unidos que serão repassadas à Ucrânia, embora não tenha revelado a quantidade de sistemas Patriot destinados a Kiev.

"Ainda não cheguei a um acordo sobre o número, mas eles receberão alguns porque precisam de proteção. Mas a União Europeia está pagando por eles. Nós não pagamos nada por eles, mas os enviaremos. Será um negócio para nós", afirmou o mandatário norte-americano, segundo informações divulgadas pelo The Independent.

Segundo o mesmo veículo, Trump também disse que está "decepcionado" com Putin e sinalizou que poderá anunciar novas sanções ao se encontrar com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, na Casa Branca, nesta segunda-feira (14).

As declarações foram feitas em sua chegada à Base Conjunta Andrews, no Estado de Maryland, após o presidente assistir à final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.