Notícias

1 bilhão de dólares: CEO da DC Comics processa Trump por uso indevido da imagem do Superman

Publicação da Casa Branca nas redes sociais com montagem de Trump como Superman leva James Gunn a pedir indenização bilionária por violação de direitos autorais e uso indevido de marca registrada.
1 bilhão de dólares: CEO da DC Comics processa Trump por uso indevido da imagem do SupermanReprodução/Divulgação Redes Sociais

Segundo informações divulgadas pelo veículo USAMidia no último sábado (12), o diretor de cinema e atual CEO da DC Studios, James Gunn, entrou com um processo contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após uma publicação na rede social oficial da Casa Branca em que o chefe de Estado aparece vestido como Superman

Gunn supostamente alega que a montagem, feita sem autorização, viola os direitos autorais da franquia e configura uso indevido de propriedade intelectual da DC Comics.

A ação judicial, que pede uma indenização de 1 bilhão de dólares, sustenta que a associação forçada entre o personagem e a figura do presidente causou danos significativos à imagem da marca — especialmente no momento em que a empresa está divulgando um novo filme sobre o herói. 

Além da violação de copyright, o processo argumenta que a publicação representa exploração comercial não autorizada, ao se valer da imagem do Superman para ganho político e autopromoção por parte de Trump.

A ação foi movida em âmbito federal e o Tribunal dos EUA vai avaliar se houve diluição da marca, associação indevida ou prejuízo à reputação comercial, o que pode justificar pedidos de indenização mesmo na ausência de lucro direto.

A publicação segue nas redes sociais.