
Cuba lança sua primeira plataforma de inteligência artificial

Cuba anunciou que desenvolveu sua primeira plataforma de inteligência artificial, segundo informações divulgadas pela TeleSur neste domingo (13).
O sistema chamado "SocIA" foi criado pela empresa de softwares cubana, Avangenio, com o objetivo de otimizar fluxos de trabalho em diversas áreas, a partir da utilização de uma ferramenta de IA poderosa e avançada.
Diferente das soluções que entregam apenas conteúdos básicos, o SocIA é voltado para a execução completa de tarefas complexas, abrangendo desde a automação de atividades repetitivas e a produção de relatórios detalhados até o gerenciamento de projetos e a integração com sistemas corporativos já em uso.

A plataforma é capaz de trabalhar com arquivos em texto, áudio e vídeo simultaneamente, além de criar uma base de dados e informações personalizada para cada usuário. Paralelamente, foi lançado um novo modelo de linguagem baseado nas variações cubanas da língua espanhola.
O SocIA também é capaz de se adaptar às necessidades de diversos setores como educação, saúde, telecomunicações e logística.
