Trump avalia seu primeiro cheque para Kiev

Crítico histórico de grandes gastos militares para a Ucrânia, o presidente norte-americano agora está considerando autorizar seu primeiro pacote de ajuda.

O presidente dos EUA, Donald Trump, está considerando autorizar novos financiamentos militares para a Ucrânia pela primeira vez desde que assumiu o cargo em janeiro, informou recentemente a CBS News, citando fontes diplomáticas não identificadas. Esses fundos, de acordo com as fontes, poderiam ser destinados a enviar uma mensagem à Rússia, que intensificou sua ofensiva no conflito com a Ucrânia nos últimos dias.

A fonte exata dos possíveis novos fundos não está clara. As autoridades dos EUA indicaram que Trump tem US$ 3,85 bilhões em autoridade presidencial remanescente da era Biden, que pode ser usada para enviar equipamentos militares dos EUA.

Segundo o veículo, o presidente tem autoridade para confiscar cerca de US$ 5 bilhões em ativos russos congelados no exterior e alocá-los para a Ucrânia, um poder que nem ele nem seu antecessor Joe Biden exerceram até agora.

Desde o início de 2022, os EUA desembolsaram dezenas de bilhões em ajuda militar à Ucrânia. Trump, historicamente crítico em relação a esses gastos, tem repetidamente instado Kiev e Moscou a negociar um acordo de paz, às vezes expressando descontentamento com ambos os governos.