Notícias

Preço do ouro atinge máximos históricos

Os investimentos no metal precioso subiram em 2022 para seu nível mais alto em 11 anos, e os preços vêm subindo desde então.
Preço do ouro atinge máximos históricos123RF

O preço do ouro atingiu um recorde histórico nesta quarta-feira, chegando a 2.308 dólares a onça (+0,99%), no momento de escrita deste artigo, de acordo com os dados da bolsa Comex. Em 1 de março, a onça custava 2.091 dólares, o que significa que, em apenas um mês, o valor do metal precioso aumentou 10%.

Os investimentos em ouro atingiram em 2022 seu nível mais alto em 11 anos, e, desde então, os preços deste metal não deixaram de subir. O recorde anterior foi estabelecido em 1 de abril, quando o preço do ouro atingiu 2.265,73 dólares, um aumento de 1,6% em relação ao fechamento da semana passada, quando vários recordes de quotização já haviam sido estabelecidos, de acordo com a Bloomberg.

Os especialistas atribuem a alta demanda a vários fatores, incluindo o aumento das compras pelos bancos centrais, as preocupações crescentes com a incerteza econômica e geopolítica, a inflação e a expectativa de um corte na taxa de juros pela Reserva Federal dos Estados Unidos. 

Também apontam que é provável que o preço do metal continue subindo. "Não achamos que o ouro vá cair em um futuro próximo", afirmou Sean Casterline, presidente da Delta Private Wealth. "Subiu muito nos últimos dois meses. Mas esse aumento tirou o metal de uma faixa de negociação de três anos. Pode fazer uma pausa de curta duração. Entretanto, eu não esperaria um retrocesso de mais de 3% a 5%. Se recuar, os investidores não permitirão que caia ainda mais", acrescentou.