País europeu reforça suas medidas de segurança após a legalização da maconha na Alemanha
A Áustria intensificará os controles policiais em sua fronteira com a Alemanha depois que Berlim legalizou a posse e o consumo de maconha, noticiou a AP.
"A Polícia intensificará os controles, especialmente nas áreas próximas à fronteira, para retirar de circulação substâncias que causam dependência e motoristas sob a influência de drogas", disse o ministro do Interior da Áustria, Gerhard Karner.
O Ministério do Interior afirmou que policiais à paisana e especialistas dos departamentos regionais de transporte treinados para reconhecer sintomas induzidos por drogas serão mobilizados.
Em 1º de abril, uma lei entrou em vigor na Alemanha, permitindo que cidadãos maiores de 18 anos possuam e fumem maconha. A nova legislação legaliza a posse de até 25 gramas de maconha para fins recreativos para adultos e permite o cultivo de até três plantas por conta própria.
Como próxima etapa da reforma legal, a partir de 1º de julho será possível obter maconha legalmente por meio dos clubes de cannabis do país. Essas associações, que são regulamentadas, poderão ter até 500 membros cada.