Notícias

Trump mira México em novo ataque à guerra comercial

O presidente norte-americano anunciou a introdução de tarifas de 30% a partir de 1º de agosto.
Trump mira México em novo ataque à guerra comercialGettyimages.ru

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado que imporá tarifas de 30% sobre os produtos provenientes do México. A medida entrará em vigor em 1º de agosto.

Em uma carta enviada à sua contraparte mexicana, Claudia Sheinbaum, Trump disse que Washington havia decidido impor tarifas por causa da crise do fentanil, "causada em parte pelo fracasso do México em deter os cartéis, formados pelas pessoas mais abomináveis que já passaram pela Terra".

O presidente dos EUA indicou que a medida será revertida se o Estado mexicano e as empresas decidirem construir ou fabricar produtos nos Estados Unidos.

Ele também advertiu as autoridades mexicanas que, se elas implementarem medidas de retaliação, a tarifa de 30% aumentará proporcionalmente. "Se o México for bem-sucedido no combate aos cartéis e na interrupção do fluxo de fentanil, consideraremos a possibilidade de alterar essa carta. Essas tarifas podem ser ajustadas, para cima ou para baixo, dependendo de nosso relacionamento com seu país", concluiu.

Ainda neste sábado, Trump também anunciou tarifas contra a União Europeia, enquanto dias antes ele fez o mesmo contra alguns importantes parceiros comerciais dos EUA, como Canadá, Brasil, Japão e Coreia do Sul.

QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.