O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou neste sábado que aumentará as tarifas sobre a União Europeia para 30% a partir de 1º de agosto, aumentando assim a guerra comercial.
Em uma carta à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a Casa Branca disse que Washington havia decidido continuar negociando com a UE, mas somente sob condições "equilibradas e justas". "A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos da UE uma tarifa de apenas 30% sobre os produtos da UE enviados aos EUA, além das tarifas setoriais”, diz a carta.
A administração presidencial afirmou que o valor de 30% é "muito menor do que o necessário para eliminar a disparidade no déficit comercial" que os EUA têm com o bloco europeu. "Como sabem, não haverá tarifas se a União Europeia, ou empresas da UE, decidirem construir ou fabricar produtos nos EUA e, de fato, faremos tudo o que pudermos para obter aprovações de forma rápida, profissional e rotineira - em outras palavras, em questão de semanas", afirmou.
Ainda neste sábado, Trump também anunciou tarifas contra o México, enquanto dias antes ele fez o mesmo contra alguns importantes parceiros comerciais dos EUA, como Canadá, Brasil, Japão e Coreia do Sul.
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.