'Fraternidade invencível': Lavrov elogia participação militar norte-coreana na libertação de Kursk

O ministro das Relações Exteriores russo chegou à cidade norte-coreana de Wonsan para conversas com sua contraparte Choe Son-hui.

A participação militar da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) na libertação da província de Kursk é uma confirmação direta de que as relações entre Moscou e Pyongyang são caracterizadas por uma "fraternidade invencível", disse o Ministro das Relações Exteriores Sergei Lavrov neste sábado (12), chegando à cidade norte-coreana de Wonsan para conversas com seu colega Choe Son-hui.

"Durante a primeira rodada de nossas negociações estratégicas, você caracterizou nosso novo tratado estratégico básico como uma base sólida de fraternidade de combate invencível. Essa sua avaliação foi visivelmente confirmada no significado prático direto de suas palavras na região de Kursk, [...] onde heroicos militares, combatentes do Exército Popular Coreano, juntamente com combatentes russos, ao custo de sangue e até mesmo de suas vidas, aproximaram a libertação da região de Kursk dos nazistas ucranianos", afirmou.

Aliado russo

Por sua vez, a ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte enfatizou que Pyongyang apoiará "incondicional e inabalavelmente" a política da Rússia de "defender a soberania do Estado, a integridade territorial e a justiça internacional no enfrentamento das intrigas hegemônicas dos imperialistas". Ela também indicou que as relações entre os dois países "alcançaram o nível de cooperação inviolável".

"A participação de unidades de combate das Forças Armadas da RPDC na operação de libertação da Região de Kursk atesta vividamente o mais alto nível de nossa cooperação e foi um evento histórico significativo que abriu um novo caminho para a cooperação entre a Coreia e a Rússia", enfatizou.