Notícias

Morre o venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, o homem mais velho do mundo

Ele tinha 114 anos de idade.
Morre o venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, o homem mais velho do mundoTwitter / @NicolasMaduro

O venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, que detinha o recorde mundial do Guinness como o homem mais longevo do mundo, morreu na terça-feira no estado de Táchira, quase dois meses antes de seu 115º aniversário.

O idoso, que teve 11 filhos e foi agricultor por mais de 50 anos, viveu seus últimos cinco anos entre reconhecimentos e homenagens, incluindo a certificação do Guinness, cerimônias locais e prêmios do Governo venezuelano.

A notícia foi confirmada pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que enviou suas condolências à família. "Juan Vicente Pérez Mora transcendeu para a eternidade aos 114 anos de idade, tachirense do povoado de el Cobre, que deu à Venezuela o Recorde Mundial do Guinness por ser o homem mais longevo do mundo", escreveu o mandatário  em suas redes sociais.

Por sua vez, o governador do estado de Táchira, Freddy Bernal, escreveu: "Nosso querido Juan Vicente Pérez Mora, hoje, com profunda tristeza e dor, nos despedimos de você, desse arquétipo de homem tachirense, humilde, trabalhador, delicado, entusiasta da família e da tradição".

O 'tio Juan', como era popularmente conhecido, nasceu em 27 de maio de 1909. Em 2019, se tornou o primeiro supercentenário da Venezuela. Em maio de 2022, recebeu o Guinness como o homem mais longevo do mundo, com 112 anos.