
Secretário-geral da ONU pede apoio dos BRICS para promover ordem multilateral

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, enviou, no último domingo (6), uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçando a importância do multilateralismo e da cooperação global para enfrentar os desafios atuais.

Em mensagem divulgada durante a 17ª Cúpula dos BRICS, no Rio de Janeiro, Guterres destacou a necessidade de reformar instituições internacionais para refletir a nova realidade geopolítica multipolar.
No documento, ele alertou para os riscos da "militarização da inteligência artificial (IA)" e propôs a criação de um Painel Científico Internacional Independente para orientar a governança da tecnologia, com ampla participação dos países em desenvolvimento.
O secretário-geral defendeu que a IA deve ser um instrumento de inclusão, capaz de "impulsionar o crescimento inclusivo e do desenvolvimento sustentável".
- O líder da ONU enfatizou a necessidade de fortalecer os mecanismos de "reestruturação da dívida" além de "triplicar a capacidade de empréstimos dos bancos multilaterais", especialmente em moedas locais, para reduzir desigualdades e promover a inclusão digital.
- Guterres ressaltou a urgência de alcançar a paz em várias regiões, incluindo Palestina, Ucrânia, Sudão, RDC, Somália e Sahel, destacando a importância do respeito ao "direito internacional".
