
Lula apelará ao BRICS e diz que vai para 'briga' contra Trump

Em discurso nesta sexta-feira (11) o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu utilizar a Lei da Reciprocidade Econômica* para retaliar contra a sobretaxa de 50% imposta por Donald Trump na quarta-feira (9). Ele prometeu ainda apelar à Organização Mundial do Comércio (OMC) e ao BRICS.

"Vou tentar e brigar em todas as esferas para que não venha taxação. Vou brigar no OMC, vou conversar com meus companheiros dos BRICS", afirmou o presidente em relação às tarifas que o presidente norte-americano anunicou impor contra Brasil.
Ele declarou que não faz "nenhuma confusão entre o comportamento do presidente Trump e o povo americano", que, segundo ele, é um povo "trabalhador" que merece respeito.
Lula prometeu ainda que não vai permitir "brincar com o Brasil".
"Realmente, gente, essas pessoas não sabem o que é o respeito que nós temos pelo nosso país. Essa gente não sabe que nós não somos um povo qualquer. Nós somos uma mistura de indígenas, negros e europeus, por isso que nós saímos essa espécie bonita de gente", manifestou o presidente.
Tarifaço de Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na última quarta-feira (9) uma tarifa de até 50% sobre os produtos brasileiros importados, ao mesmo tempo em que reiterou suas críticas à investigação judicial enfrentada pelo ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro na suposta trama golpista.
As tarifas devem entrar em vigor a partir de 1° de agosto. Em carta enviada ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o mandatário norte-americano também justificou as taxas citando centenas de "ordens de censura secretas e ilegais" emitidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra plataformas de mídia social dos EUA, incluindo milhões de dólares em multas.
*Princípio que condiciona benefícios econômicos a estrangeiros à existência de tratamento equivalente para brasileiros no país de origem. É aplicado em comércio, investimentos e parcerias bilaterais.
ENTENDA O AUMENTO DAS TENSÕES COMERCIAIS ENTRE BRASIL E EUA EM NOSSO ARTIGO.
QUER SABER MAIS SOBRE O BRICS E SEU PAPEL EM UM MUNDO MULTIPOLAR? CONFIRA NOSSO ARTIGO.
