Notícias

Lavrov: 'Ameaça russa é um completo absurdo'

O ministro das Relações Exteriores russo citou Vladimir Putin ao dizer que os líderes europeus usam a suposta ameaça russa "para manter as pessoas obedientes e evitar protestos".
Lavrov: 'Ameaça russa é um completo absurdo'Ministério das Relações Exteriores da Rússia/Handout/Anadolu

Em discurso após a reunião Rússia-ASEAN e a reunião ministerial dos países participantes da Cúpula do Leste Asiático, nesta sexta-feira (11), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, rejeitou declarações de políticos europeus sobre ameaças russas, afirmando que são "um completo absurdo" e que "qualquer político sensato entende isso".

Lavrov comentou as declarações do Chanceler alemão, Friedrich Merz, que afirmou esta semana que "os meios diplomáticos foram esgotados" para resolver o conflito ucraniano, prometendo fortalecer as capacidades militares da Alemanha.

Além disso, Merz chamou o governo russo de "um regime criminoso que, por meio da força militar, põe em questão o direito de outro país existir".

"Se ele acredita que as chances de paz se esgotaram, decidiu dedicar-se à militarização da Alemanha às custas de seu próprio povo, para voltar a discursar sob lemas nazistas para desviar as ameaças que vêm da Rússia. Isso é um completo absurdo, e espero que qualquer político sensato entenda isso", disse Lavrov.

O chanceler russo citou Vladimir Putin, observando que os políticos europeus estão usando a suposta ameaça russa "para manter a população obediente e impedir a eclosão de protestos que são inevitavelmente causados ​​pela deterioração da situação socioeconômica e pela estagnação observada na Europa".

Lavrov enfatizou que tudo isso se deve ao fato de que "centenas e centenas de bilhões foram alocados e estão sendo alocados novamente à Ucrânia".