Bolsonaro diz que tarifas de Trump são resposta ao 'afastamento do Brasil da liberdade'

Em nota, ex-presidente afirma que medida dos EUA jamais teria ocorrido sob seu governo e pede reação urgente dos Poderes.

O ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou nesta quinta-feira (10) sobre a sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada na quarta-feira pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Em nota publicada na rede social X, Bolsonaro disse ter recebido a notícia "com senso de responsabilidade" e afirmou que a decisão dos Estados Unidos reflete o afastamento do Brasil "dos valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre".

"Isso jamais teria acontecido sob o meu governo", escreveu.

O ex-presidente também se referiu à atual situação política brasileira como uma "caça às bruxas", expressão que foi usada por Trump.

No texto, Bolsonaro defendeu que há riscos à liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política. Ele declarou conhecer a "firmeza e a coragem" de Trump na defesa desses princípios.

"O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões", escreveu.

Ao final da nota, Bolsonaro apelou para uma reação imediata das instituições: "Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional. Ainda é possível salvar o Brasil".

ENTENDA O AUMENTO DAS TENSÕES COMERCIAIS ENTRE BRASIL E EUA EM NOSSO ARTIGO.