Notícias

Lula aplicará lei da reciprocidade e não pretende ligar para Trump, diz ministro

Tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros foram anunciadas pelo presidente norte-americano na quarta-feira.
Lula aplicará lei da reciprocidade e não pretende ligar para Trump, diz ministroJoédson Alves/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está decidido a aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica caso as tarifas anunciadas pelos Estados Unidos entrem em vigor, conforme publicado pelo G1.

A declaração foi feita nesta quinta-feira (10) pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), Sidônio Palmeira, que também afirmou que Lula não cogita fazer qualquer ligação para Donald Trump.

Segundo o Planalto, não houve até o momento nenhuma comunicação formal entre os dois países. O anúncio das tarifas, que podem chegar a 50% sobre produtos brasileiros, foi feito por Trump em redes sociais, sem qualquer aviso diplomático.

O que é?

A Lei da Reciprocidade Econômica foi sancionada em abril deste ano e autoriza o Brasil a responder com medidas proporcionais a ações comerciais unilaterais que prejudiquem seus interesses. Entre as contramedidas previstas estão a elevação de tarifas, a suspensão de concessões comerciais e restrições relacionadas à propriedade intelectual.

Criada para proteger setores estratégicos, como o aço e o alumínio, a lei surge em meio a disputas comerciais com países como os Estados Unidos, que impuseram na época taxas de até 25% sobre produtos brasileiros.

ENTENDA O AUMENTO DAS TENSÕES COMERCIAIS ENTRE BRASIL E EUA EM NOSSO ARTIGO.