Notícias

Eclipse solar total logo atravessará o México e outros países. Quando e como vê-lo?

Começará no Oceano Pacífico Sul, passará pelo México e terminará na costa da ilha canadense de Terra Nova.
Eclipse solar total logo atravessará o México e outros países. Quando e como vê-lo?NASA / Gopalswamy

No próximo 8 de abril, os habitantes de algumas regiões do México, dos EUA e do Canadá terão a oportunidade de ver um eclipse solar total. A NASA emitiu uma série de recomendações para observar com segurança o fenômeno astronômico, considerado um dos mais significativos deste ano.

Um eclipse solar total ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra, bloqueando completamente o disco solar. Durante o evento, a coroa solar é visível à vista.

Onde será visível?

De acordo com a NASA, o fenômeno iniciará seu percurso sobre o Oceano Pacífico Sul. Posteriormente, continuará seu caminho sobre as cidades mexicanas de Mazatlan e Durango, passando por cidades de 15 estados dos EUA (do Texas ao Maine). Por fim, o fenômeno passará por cidades das províncias canadenses de Ontário, Quebec, New Brunswick e Nova Scotia, terminando na costa da ilha canadense de Terra Nova.

O site da Star Walk explicou que as regiões suficientemente próximas da trajetória poderão contemplar um eclipse solar parcial, quando a Lua não cobrirá completamente o disco do Sol. Também mencionou que esse eclipse parcial poderá ser visto na América Central (Belize, Guatemala, Cuba e Bahamas) e em parte da Europa (Islândia, Irlanda e regiões ocidentais de Portugal e Reino Unido).

A que horas começará o evento?

A Star Walk detalhou a cronologia geral do eclipse solar total. A fase parcial do fenômeno começará às 15:42 GMT e terminará às 20:52 GMT, enquanto a fase total começará às 16:38 GMT, atingirá seu ponto máximo às 18:17 GMT e terminará às 19:55 GMT. O portal esclareceu que esses horários não se referem a um local específico, mas dependem do primeiro e do último lugar onde haverá o eclipse.

Como observá-lo com segurança?

A NASA ressaltou que, durante a fase total, não é seguro olhar diretamente para o Sol sem a devida proteção ocular. Isso porque a radiação solar pode causar queimaduras na retina, além de danos ao cristalino e à córnea do olho.

Nessa situação, alertou que o mais aconselhável é usar óculos com filtros especialmente projetados para a visualização de eclipses ou outras viseiras solares que estejam em conformidade com a norma internacional ISO 12312-2. Um método de visualização indireta, como um projetor pinhole, que projeta uma imagem do Sol em uma superfície próxima, também pode ser usado. Também recomendou que não se olhe para o fenômeno com óculos de sol normais, já que eles não oferecem nenhuma proteção nesse caso.

O México verá outro eclipse solar total: a última vez que seus habitantes testemunharam esse fenômeno foi em 11 de julho de 1991. Naquela ocasião, os residentes dos estados de Baja California Sur, Nayarit, Jalisco, Cidade do México e Chiapas tiveram a oportunidade de apreciar o evento. Por outro lado, espera-se que o próximo ocorra em 12 de agosto de 2026, embora só seja visível da Groenlândia à Espanha.