Notícias

Brasil apresenta ao BRICS projeto do primeiro hospital inteligente do SUS

A presidente do banco dos BRICS, Dilma Rousseff, afirmou que a proposta, que está sendo analisada: "simboliza o futuro da saúde pública global"
Brasil apresenta ao BRICS projeto do primeiro hospital inteligente do SUSGettyimages.ru / NanoStockk

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério da Saúde apresentaram ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), do BRICS, o projeto do Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI-Brasil), que deverá ser o primeiro hospital inteligente do Sistema Único de Saúde.

Com investimento de US$ 320 milhões, já aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), a proposta está agora sob análise da instituição financeira do bloco.

A unidade será construída em São Paulo e ficará integrada ao complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, um dos principais centros de saúde e pesquisa da América Latina.

"O projeto que está em análise pelo NDB simboliza o futuro da saúde pública global, baseado na cooperação internacional, na transferência de tecnologia e na aplicação da ciência e da inovação em benefício das populações", afirmou a presidente do NDB, Dilma Rousseff.

A proposta pretende tornar o SUS mais ágil e eficiente, com foco em inovação no atendimento. O ITMI-Brasil deve ser referência em saúde digital, incorporando inteligência artificial para diagnósticos mais rápidos, telessaúde para ampliar o acesso a especialistas, ambulâncias conectadas por 5G, automação hospitalar, sistemas preditivos para gestão de recursos e prevenção de doenças.

QUER SABER MAIS SOBRE O BRICS E SEU PAPEL EM UM MUNDO MULTIPOLAR? CONFIRA NOSSO ARTIGO.