Rubio se pronuncia após reunião com Lavrov

O secretário de Estado declarou que Donald Trump está decepcionado com o fato da Rússia não ter, segundo ele, demonstrado mais "flexibilidade" em relação ao conflito ucraniano.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, compartilhou com a imprensa alguns dos resultados da reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, realizada nesta quinta-feira (10) na Malásia.

Rubio descreveu a reunião como "honesta e importante".

Ele também confirmou a intenção do governo Trump de continuar trabalhando pela resolução do conflito: "Entendemos que essas coisas levam tempo e paciência, mas obviamente também estamos frustrados por não termos feito mais progresso. E esperamos que, com base nos resultados de hoje e nos próximos dias, tenhamos mais clareza sobre qual é exatamente a posição e as prioridades russas a esse respeito. E possamos começar a progredir", afirmou.

Ele também observou que os Estados Unidos desejam ver um "roteiro" para encerrar o conflito. Rubio descreveu as ideias do lado russo como "uma abordagem nova e diferente". "Não descreveria isso como algo que garanta a paz, mas é um conceito que transmitirei ao presidente hoje", afirmou.

O encontro entre os dois ocorreu durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e durou cerca de 50 minutos.

Esta foi a segunda reunião entre o chanceler russo e o secretário de Estado dos EUA  nos últimos seis meses. Após a posse do governo Trump, eles se encontraram em 18 de fevereiro na capital saudita, Riad, onde concordaram em manter contato.