Kremlin comenta reunião de Lavrov com Rubio: entenda os pontos-chave

As partes discutiram sobre um acordo para a crise na Ucrânia, a situação no Irã e na Síria, bem como sobre outras questões internacionais, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, reuniu-se com o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, na Malásia nesta quinta-feira (10) no âmbito da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

De acordo com uma nota à imprensa, Lavrov e Rúbio discutiram uma lista abrangente de questões da agenda bilateral e da situação global, em particular a resolução do conflito ucraniano, bem como a situação no Irã e na Síria, entre outras questões internacionais.

"Confirmou-se a vontade mútua de se buscar soluções pacíficas para situações de conflito, restaurar a cooperação econômica e humanitária entre Rússia e EUA e facilitar os contatos entre as sociedades dos dois países, o que, em particular, seria facilitado pela retomada de conexões aéreas diretas", afirmou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. 

O chanceler russo e o Secretário de Estado dos EUA também confirmaram a importância de normalizar o funcionamento das missões diplomáticas bilaterais. "O diálogo construtivo e respeitoso entre os ministérios das Relações Exteriores da Rússia e dos EUA será mantido em uma ampla gama de questões de interesse mútuo", concluiu a chancelaria. 

Este é o segundo encontro entre Rubio e Lavrov, que se reuniram em 18 de fevereiro em Riad, na Arábia Saudita, onde concordaram em continuar as negociações diplomáticas desde que a nova administração de Donald Trump chegou ao poder.