Notícias

'Dois tumores cancerígenos': Netanyahu explica por que Israel pediu ajuda aos EUA para atacar Irã

"Nenhum país pode resistir a isso", reconheceu o premier israelense sobre a resposta de Teerã aos bombardeios israelenses que levaram ao recente conflito armado.
'Dois tumores cancerígenos': Netanyahu explica por que Israel pediu ajuda aos EUA para atacar IrãGettyimages.ru / Justin Sullivan

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou em entrevista recente por que solicitou apoio dos EUA para realizar ataques aéreos contra o Irã, comparando a situação a um paciente diagnosticado com dois tipos de câncer e que precisa ser tratado urgentemente para evitar a morte.

"É como se você tivesse dois tumores cancerígenos que o matariam: um é o câncer nuclear, com enriquecimento de urânio", disse Netanyahu em fala divulgada pela imprensa na terça-feira (8), antes de seu jantar com o presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca.

O líder israelense afirmou que antes da operação havia a possibilidade de o Irã ter uma bomba nuclear dentro de um ano. Outro câncer, continuou, eram os mísseis balísticos.

Segundo Netanyahu, o Irã tinha a capacidade de fabricar 300 mísseis por mês. "Eles estavam planejando construir 20 mil dessas coisas e lançá-las em um país do tamanho de Nova Jersey. Nenhum país pode resistir a isso", afirmou.

Nesse cenário, afirmou o premier israelense, eles julgaram necessário pedir ajuda aos EUA. "O que você faz quando tem duas coisas que vão te matar? Você tem que eliminá-las para não morrer".

O político israelense acrescentou que o "esforço conjunto" de seu governo com o de Trump conseguiu afastar "os dois tumores que estavam ameaçando a vida de Israel".