Após escândalo com Grok elogiando Hitler, Elon Musk lança a 'IA mais poderosa do mundo'

O magnata afirmou que o Grok 4 é "mais inteligente do que quase todos os estudantes de pós-graduação, em todas as disciplinas, simultaneamente".

A xAI, startup de inteligência artificial do bilionário Elon Musk, lançou na quarta-feira (10) o Grok 4, a versão atualizada de seu chatbot para a rede social X, após a polêmica sobre as postagens "inadequadas" geradas pela ferramenta.

O novo produto, que a empresa chama de "o modelo de inteligência artificial mais poderoso do mundo", inclui recursos multimodais, raciocínio mais rápido, uma interface aprimorada e comunicação de voz melhorada.

Durante a apresentação, transmitida ao vivo, o magnata disse que o Grok 4 é "mais inteligente do que quase todos os aspirantes em todas as disciplinas ao mesmo tempo".

"Às vezes, pode faltar bom senso, pode não ter inventado novas tecnologias ou descoberto novos fenômenos ainda, mas é só uma questão de tempo", continuou o proprietário da SpaceX e da Tesla. "Temos que nos certificar de que a IA seja uma boa IA", disse Musk sobre o novo chatbot.

O lançamento ocorre depois que a xAI removeu publicações inadequadas geradas pela Grok, incluindo mensagens elogiando o líder nazista Adolf Hitler.

"Após tomar conhecimento do conteúdo, a xAI tomou medidas para banir o discurso de ódio antes das publicações da Grok no X", alegou a empresa.

A rede social de Elon Musk se uniu à xAI no início deste ano para criar o Grok. Tanto o assistente de inteligência artificial quanto o magnata foram criticados pelas várias respostas do programa que envolviam discurso de ódio e zombaria contra políticos.