
Mísseis de última geração e dissuasão nuclear: dois países da OTAN fortalecem a colaboração em defesa

Londres e Paris anunciaram na quarta-feira (9) a encomenda de mísseis de cruzeiro Storm Shadow/SCALP mais letais, como parte de um acordo firmado durante a visita do presidente francês, Emmanuel Macron, ao Reino Unido, informou o governo britânico.
Os dois países se comprometeram a desenvolver uma nova geração de mísseis de ataque profundo, que substituirá os modelos enviados ao regime de Kiev e permitirá atingir alvos dentro do território russo.
Também foi fechado um acordo para modernizar as linhas de produção existentes e reforçar os estoques nacionais. A parceria inclui ainda o desenvolvimento de novos mísseis ar-ar de longo alcance para aviões da força aérea britânica.

Reino Unido e França planejam colaborar na criação de armas de radiofrequência de alta tecnologia, como micro-ondas e sistemas de interferência, capazes de neutralizar drones e mísseis.
Segundo nota oficial, os dois países "buscarão aproveitar o poder da inteligência artificial para tornar seus mísseis e drones mais letais, desenvolvendo algoritmos para ataques sincronizados".
Cooperação nuclear
Macron e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, também sinalizaram intenção de aprofundar a cooperação nuclear entre os dois países e atuar “mais estreitamente do que nunca” na área de dissuasão estratégica.
Autoridades britânicas afirmaram que isso significa que "qualquer adversário que ameace os interesses vitais do Reino Unido ou da França poderá enfrentar o poder das forças nucleares de ambas as nações".
