
Trump anuncia tarifa de 50% ao Brasil

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) uma tarifa de até 50% sobre os produtos brasileiros importados, ao mesmo tempo em que reiterou suas críticas à investigação judicial enfrentada pelo ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
⚡️Trump anuncia tarifa de 50% ao BrasilNa carta enviada a Lula, o presidente dos EUA menciona o ex-presidente Jair Bolsonaro e critica a atuação do Supremo Tribunal Federal.#URGENTE ➡️ https://t.co/448OiRWfsKpic.twitter.com/PWrO4LAUEg
— RT Brasil (@rtnoticias_br) July 9, 2025
As tarifas devem entrar em vigor a partir de 1° de agosto. Em carta enviada ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o mandatário norte-americano justificou as taxas citando centenas de "ordens de censura secretas e ilegais" emitidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra plataformas de mídia social dos EUA, incluindo milhões de dólares em multas.

Trump ainda declarou que Bolsonaro é um “líder muito respeitado” em todo o mundo, e indicou que "a maneira como o Brasil o tem tratado" é "uma caça às bruxas que deve terminar imediatamente".
Além disso, classificou a relação comercial bilateral entre os países como "muito injusta", estando supostamente "longe de ser recíproca".
"Se por algum motivo vocês decidirem aumentar as tarifas, então não importa o número que vocês escolherem, eu adicionarei 50%", afirmou Trump. No entanto, ele deixou em aberto a possibilidade de ajustar sua decisão caso Lula elimine as tarifas, entre outras medidas.
Horas antes, Trump confirmou em entrevista coletiva que o país seria mais uma de suas "vítimas" tarifárias. "Eles não foram nada bons para nós", disse ele, referindo-se ao Brasil. Ele também anunciou que Lula receberia uma de suas agora famosas cartas.
"A fórmula foi baseada no bom senso, nos déficits, no tratamento que recebemos ao longo dos anos e em números brutos", ele respondeu, referindo-se a como chega ao número de tarifas que aplica a cada nação.
Tarifa ao BRICS
Trump, anteriormente, já havia ameaçado a taxação sobre produtos brasileiros, em retaliação ao que classificou como alinhamento do BRICS às "políticas antiamericanas". A medida foi comunicada durante a cúpula do bloco no Rio de Janeiro, e gerou reação imediata dos países membros.
''Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas dos BRICS será taxado com uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção ao assunto!'', escreveu o presidente nas redes sociais.

