
Janja emite nota sobre uso do termo 'vira-latas': 'traem os interesses e a soberania do Brasil'

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, reagiu com a frase "cadê meus vira-latas?" após um repórter questionar o presidente Lula sobre o anúncio feito por Donald Trump de que irá importar novas tarifas contra o Brasil.
Em nota à imprensa, a assessoria da primeira-dama afirmou que o comentário foi dirigido a "bolsonaristas que estão traindo os interesses e a soberania do Brasil", e não aos jornalistas presentes no local.

O episódio ocorreu na tarde nesta quarta-feira (9), no Palácio Itamaraty, após almoço com o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto.
Lula foi abordado por jornalistas enquanto acenava ao lado de Prabowo. Questionado sobre as tarifas, o presidente não respondeu. Janja, que vinha logo atrás, se apresentou à equipe presidencial dizendo: "Ai, cadê meus vira-latas? Cadê meus vira-latas?".
Tarifas americanas
A fala de Janja ocorreu antes de Trump confirmar nesta quarta-feira (9) a imposição de tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, alegando que a medida buscaria solucionar um suposto "déficit comercial". O presidente norte-americano também crticou posicionamentos do governo brasileiro, declarando que Brasília tem se alinhado a políticas contrárias aos interesses dos Estados Unidos.
Anteriormente, Trump demonstrou apoio a Jair Bolsonaro e criticou o governo brasileiro em discursos recentes, acusando o país de promover uma "caça aos bruxas" contra o ex-presidente.
Além disso, o presidente americano, ameaçado uma taxação sobre produtos brasileiros, em retaliação ao que classificou como alinhamento do BRICS a supostas "políticas antiamericanas".
