Presidente da Indonésia diz que Lula seguirá ativo: 'ter 80 anos hoje é como ter 60 no passado'

O presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, está convencido de que Lula vai continuar na ativa por um longo período: "ter 80 anos hoje é como ter 60 no passado. Estou convencido de que veremos Lula ativo no cenário mundial por muito tempo", disse ele.

Recentemente, Lula declarou que o Brasil pela primeira vez em sua história terá um presidente eleito para um quarto mandato. No podcast "Mano a Mano", o político do PT voltou a dizer que deseja viver 120 anos. "Quem tem proposito, não envelhece", afirmou Lula.

Em seu discurso ao lado de Lula, Subianto seguiu elogiando o espírito de liderança do presidente Lula, não apenas para o Brasil, mas para o Sul Global como um todo: "Eu testemunhei a liderança do presidente Lula, que eu considero não só um líder para o Brasil, não somente um líder para a América Latina. O senhor se tornou um líder internacional do Sul Global completo (...) Me sinto próximo do Brasil."

O presidente ainda destacou as semelhanças entre ambos os países: "Somos separados pela distância, mas o planeta diminuiu de tamanho. Brasil e Indonésia têm tantos interesses em comum - somos grandes países, com grandes populações, temos a mesma biodiversidade, as maiores do mundo. Vocês têm a Floresta Amazônica, nós temos nossas florestas tropicais como Sumatra e Bornéu. Ambos temos visões comuns em muitas questões".

Subianto prosseguiu enfatizando as possibilidades de cooperação entre Brasil e Indonésia - garantindo que, dessa vez, as ideias vão sair do papel: "O Brasil possui alta tecnologia, um excelente exemplo de ponta no uso de biocombustíveis, e também inovação, no campo da agricultura. A produtividade brasileira realmente beneficiaria a Indonésia se começarmos a aprender a partir da experiência do Brasil. (...) Muitas vezes assinamos acordos de parceria que ficam só no papel. Mas agora sinto que temos muitos interesses comuns, muitos recursos e nós realmente podemos nos beneficiar", disse o presidente.

Segundo ele, "o presidente Lula já aceitou com todo o carinho os pedidos para enviar equipes de especialistas para estudo no ponto de vista da modernização, renovação e tecnologia".

Para finalizar, Prabowo Subianto convidou o presidente Lula para comemorar seu aniversário — que cai na mesma data que o dele — na Indonésia.