Lula condena 'hipocrisia' dos que se calam sobre a situação na Faixa de Gaza

Presidente brasileiro recebeu seu homólogo indonésio e discutiram a importância do multilateralismo e a necessidade de um diálogo pacífico para resolver a crise na Palestina.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, nesta quarta-feira (09), dois dias após o término da 17ª Cúpula do BRICS.

Durante a declaração conjunta à imprensa, Lula não hesitou em criticar as ações de Israel, afirmando: "Denunciamos as atrocidades cometidas contra a população palestina em Gaza".

O presidente brasileiro reiterou a importância do reconhecimento do Estado da Palestina e seu ingresso como membro pleno da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo Lula, essa é a única maneira de "garantir a assimetria necessária para viabilizar a solução dos dois estados", enfatizando a necessidade de um diálogo pacífico para resolver o conflito.

O presidente brasileiro também agradeceu a Indonésia pelo apoio ao grupo de "Amigos da Paz", proposto por China e Brasil.

O encontro entre os líderes também destacou a parceria estratégica entre Brasil e Indonésia, que segundo Lula, "compartilham valores de tolerância e respeito às diferenças". Lula e Prabowo discutiram a importância do multilateralismo e a necessidade de um financiamento ambiental mais robusto, além de iniciativas conjuntas para combater a fome e a pobreza.