
Conheça os benefícios pouco conhecidos da natação

A natação é uma das atividades mais populares e divertidas para crianças, adolescentes e adultos. Seja no mar ou na piscina, este esporte desperta uma sensação única de liberdade.

Este exercício é uma excelente atividade para o corpo e a mente. Diversos estudos revelaram que pode trazer benefícios como melhorar a resistência cardiovascular e reduzir o estresse, mas seus benefícios não param por aí.
Aqui estão alguns outros fatos que você talvez não saiba:
Aumenta a autoconfiança
Um estudo recente da University College Cork, na Irlanda, com participação de jovens com capacidades especiais, revelou que nadar em grupo não era apenas "mais divertido", mas também os fazia sentir mais seguros.
Ao estarem juntos na água, os jovens sentiam uma sensação de apoio mútuo que lhes dava uma sensação de segurança, o que também os fazia sentir mais motivados.
Reduz a ansiedade
Um estudo, publicado na revista Science Direct, realizou uma série de observações em 19 países e descobriu que a natação ajudou a reduzir a ansiedade em pessoas. Embora os autores do estudo enfatizem que o conceito de bem-estar e liberdade é subjetivo, uma maior sensação de liberdade foi associada a níveis mais baixos de ansiedade nos indivíduos.
Reduz a inflamação
Cientistas australianos apresentaram um artigo na revista PLOS ONE indicando que a natação desempenha um papel importante na redução da inflamação no corpo. Outros benefícios mencionados pelos pesquisadores incluem a melhora da função imunológica e do sono.
Alívio de dor
A pesquisa publicada na revista Science Direct indicara que o contato com água fria proporcionou alívio da dor crônica em nadadores. Além disso, os autores indicaram que esse contato também facilitou a regulação emocional por meio da meditação e da reflexão que frequentemente ocorrem durante a natação.
Melhora a mobilidade em pessoas com doenças crônicas
Cientistas do Reino Unido e da Finlândia revelaram que, além dos benefícios da natação para o bem-estar emocional, pessoas com doenças crônicas, como artrite, bem como aquelas que vivem com deficiências, relataram maiores sentimentos de alívio e mobilidade.
As propriedades da água facilitam o movimento e potencialmente permitem que essas pessoas se sintam muito mais capazes fisicamente do que quando estão fora d'água.
Considerando que a natação pode oferecer benefícios significativos para pessoas com doenças crônicas e deficiências, crianças, jovens e adultos, especialistas sugerem que garantir espaços acessíveis para essa atividade também pode ter um impacto positivo na saúde pública.


