
Grok apaga postagens após reação negativa sobre conteúdo antissemita, incluindo elogios a Hitler

O Grok, chatbot desenvolvido pela empresa xAI, fundada por Elon Musk, removeu na terça-feira (8) o que chamou de publicações "inadequadas", após reclamações de usuários do X e da Liga Antidifamação (ADL) de que a ferramenta produzia conteúdo com temas antissemitas e elogios a Adolf Hitler, informou a imprensa nesta quarta-feira (9).

"Estamos cientes das publicações recentes do Grok e estamos trabalhando ativamente para remover as postagens inadequadas. Desde que tomamos conhecimento do conteúdo, a xAI tomou medidas para proibir discursos de ódio antes que o Grok publique no X", segundo informado no perfil oficial do chatbot no X.
O texto do comunicado afirma ainda que a xAI está treinando apenas a "busca da verdade", agradecendo milhões de usuários do X que ajudam "identificar e atualizar rapidamente o modelo em que o treinamento pode ser aprimorado".
No início deste ano, o chatbot falou sobre a política racial sul-africana e o tema do "genocídio branco", apesar de ter sido questionado sobre uma variedade de questões, a maioria delas sem relação com o país. Segudno a xAI, uma "modificação não autorizada" estava por trás do problema.
