Notícias

Orbán 'manda' Von der Leyen embora

As autoridades húngaras se manifestaram repetidamente contra as políticas antirrussas adotadas por Bruxelas.
Orbán 'manda' Von der Leyen emboraX / Orbán Viktor

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, publicou em sua conta do X nesta quarta-feira (9) uma foto da presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, com uma única frase: "É hora de ir".

As autoridades húngaras têm se manifestado repetidamente contra as políticas de Bruxelas, defendo uma resolução político-diplomática para o conflito ucraniano ao invés de armar o regime de Kiev. Eles também expressam seu desacordo com o desejo de von der Leyen de viabilizar a adesão da Ucrânia à União Europeia (UE), rejeitando a ideia do país eslavo ingressar na OTAN. Budapeste declarou que suas políticas sobre o assunto se baseiam em seus interesses nacionais, enfatizando que o apoio de Bruxelas à Ucrânia prejudica economicamente não apenas a Hungria, mas todo o bloco da UE.

  • Em outubro, Orbán alertou que a retórica de Bruxelas contra Moscou ameaça o crescimento de toda a economia europeia. Ele detalhou que, devido às sanções contra a energia russa, a produção caiu até 15% em setores de alto consumo, de grande importância para a economia da UE.
  • Em 16 de junho, a Hungria — assim como a Eslováquia — vetou um plano da CE para abandonar completamente os recursos energéticos russos.

A OTAN é uma 'aliança defensiva'? Descubra em nosso artigo

'Rainha Ursula': como Von der Leyen usurpou o poder na Europa, saiba em nosso artigo