Notícias

Trump ameaçou 'bombardear' Moscou e Pequim em ÁUDIO VAZADO

A gravação inédita reflete as promessas de campanha e as políticas que Trump pretendia implementar quando chegasse à presidência novamente na eleição de 2024.
Trump ameaçou 'bombardear' Moscou e Pequim em ÁUDIO VAZADOLintao Zhang / Chip Somodevilla / Ramil Sitdikov / Sputnik / Gettyimages.ru

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em reunião privada com doadores de campanha durante campanha do ano passado que, no seu primeiro mandato, ameaçou o presidente russo Vladimir Putin de bombardear Moscou caso o país entrasse em conflito com a Ucrânia, de acordo com uma gravação inédita divulgada nesta terça-feira (8) pela CNN.

"Eu disse a Putin: 'Se vocês entrarem na Ucrânia, eu vou bombardear Moscou. Estou dizendo que não tenho escolha'", contou Trump sobre a reunião. "Mas ele acreditou em mim 10%", afirmou o político republicano aos doadores de campanha.

De acordo com Trump, ele teve a mesma conversa com o presidente chinês Xi Jinping, a quem prometeu atacar Pequim no caso de uma "invasão a Taiwan": "Ele [Xi] achou que eu estava louco", lembrou. "Ele também não acreditou em mim, ele disse 10%. E 10% é o suficiente. Na verdade, 5% seria OK também".

A gravação inédita reflete as promessas de campanha e as políticas que Trump pretendia implementar quando chegasse à presidência novamente na eleição de 2024. Depois de assumir o cargo, o republicano restabeleceu o contato diplomático com as autoridades russas e telefonou várias vezes para Putin.