Notícias

Netanyahu reage a ameaça de prisão feita por candidato à prefeitura de Nova York

Além disso, o presidente dos EUA, Donald Trump, retrucou chamando o político muçulmano de "comunista".
Netanyahu reage a ameaça de prisão feita por candidato à prefeitura de Nova YorkAnna Moneymaker / Michael M. Santiago / Gettyimages.ru

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, comentou na segunda-feira (7) as declarações do candidato à prefeitura de Nova York, Zohran Mamdani, que no fim do ano passado afirmou que, se fosse eleito, prenderia Netanyahu caso ele visitasse a cidade.

Durante seu encontro com o presidente Donald Trump na Casa Branca, um jornalista perguntou ao líder israelense se ele levava a sério a ameaça de Mamdani. "Não, não me preocupa", respondeu.

Netanyahu minimizou as declarações do socialista democrático e ativista pró-Palestina. "Já há loucura suficiente no mundo, mas acho que ela nunca termina. É tolice de muitas formas, não é sério", afirmou.

Trump, brincou durante a pergunta dizendo que "eliminaria" Mamdani, se referindo a ele como um "comunista" que disse "coisas muito ruins sobre o povo judeu". O presidente norte-americano acrescentou que, caso o político muçulmano vença as eleições em Nova York, terá que se "comportar".

"É melhor que o faça isso, caso contrário, terá sérios problemas", alertou.

As declarações de Mamdani sobre o premiê israelense foram feitas durante uma entrevista com o jornalista Mehdi Hasan, publicada em dezembro. Hasan questionou se ele daria boas-vindas a Netanyahu em Nova York, levando em conta que os EUA não fazem parte da Corte Penal Internacional, que em 21 de novembro emitiu uma ordem de prisão contra Netanyahu por crimes cometidos em Gaza.

"Não, como prefeito, a cidade de Nova York prenderia Benjamin Netanyahu. Esta é uma cidade cujos valores estão alinhados ao direito internacional; está na hora de nossas ações também estarem", respondeu Mamdani.