Notícias

'O dólar é rei': Trump afirma que BRICS 'não são ameaça séria'

Presidente dos EUA alegou que o bloco está tentando destruir a moeda norte-americana "para que outro país possa assumir e ser o padrão".
'O dólar é rei': Trump afirma que BRICS 'não são ameaça séria'Gettyimages.ru / Fabio Teixeira

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que imporá uma tarifa de 10% sobre os produtos dos países do BRICS pelo simples fato de serem membros do bloco.

"Os BRICS, na minha opinião, não são uma ameaça séria, mas o que eles estão tentando fazer é destruir o dólar, para que outro país possa assumir e ser o padrão e nós não vamos perder o padrão em nenhum momento", afirmou o presidente nesta terça-feira em uma reunião com repórteres na Casa Branca.

De acordo com Trump, um presidente inteligente dos EUA nunca deve permitir que o dólar se enfraqueça. "Se você tiver um presidente estúpido como o último, você o perderá", disse, em uma aparente referência ao seu antecessor Joe Biden. "Perdê-lo seria como perder uma guerra, uma guerra mundial", acrescentou.

"O dólar é rei" e se alguém quiser desafiá-lo, pode fazê-lo, mas terá de pagar um preço alto, advertiu.

"O BRICS não é dirigido contra terceiros"

O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, disse que "a cooperação do BRICS nunca foi e nunca será dirigida contra terceiros países". Ele enfatizou que o bloco é formado por países que compartilham abordagens e visões do mundo.

No domingo passado, enquanto a 17ª cúpula do BRICS acontecia no Rio de Janeiro, o inquilino da Casa Branca disse que "qualquer país que se alinhe às políticas anti-EUA do BRICS terá de pagar uma tarifa adicional de 10%". "Não haverá exceções", disse ele.

Essa não é a primeira vez que o presidente dos EUA faz ameaças contra o grupo. Em janeiro deste ano, Trump declarou que os países do bloco econômico enfrentarão tarifas de 100% se não apoiarem o dólar e procurarem criar uma nova moeda.