Notícias

UE ameaça com 'as sanções mais severas' contra a Rússia em três anos

O chanceler da França declarou que o objetivo das novas medidas é "forçar" a Rússia a um "cessar fogo".
UE ameaça com 'as sanções mais severas' contra a Rússia em três anosGettyimages.ru / Peter Dazeley

O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot, afirmou na segunda-feira (7) ao jornal Ouest-France que a União Europeia está finalizando um novo pacote de sanções contra a Rússia, classificado por ele como o mais severo desde 2022.

"Estamos prestes a concluir com sucesso o pacote de sanções mais rigoroso que introduzimos em mais de três anos", disse o ministro, acrescentando que o objetivo das novas medidas é "forçar" a Rússia a um "cessar fogo para que as negociações possam começar de forma séria e levar a uma paz duradoura".

Segundo Barrot, o pacote incluirá embargo ao petróleo refinado de países que seguem importando petróleo bruto russo, restrições a transações financeiras e punições a bancos que ajudarem Moscou a driblar sanções já em vigor. Também devem ser incluídos na lista negra mais 100 navios suspeitos de transportar petróleo russo.

O ministro afirmou ainda que França, Reino Unido e outros aliados do regime de Kiev seguirão com os esforços para preparar a restabelecimento do Exército ucraniano.

De acordo com ele, mesmo após um eventual acordo de paz, os países pretendem continuar fornecendo armas à Ucrânia e treinando seus soldados.