Notícias

Israel aprova lei que permite o fechamento de veículos de comunicação

Espera-se que o canal Al Jazeera, do Catar, se enquadre no escopo da nova lei.
Israel aprova lei que permite o fechamento de veículos de comunicaçãoAP / Leo Correa / AP Photo

O Knesset (parlamento unicameral de Israel) aprovou na segunda-feira uma lei que dá ao Governo poderes temporários para impedir a operação de canais de notícias estrangeiros no país caso eles sejam considerados prejudiciais à segurança nacional, informa o The Times of Israel.

Shlomo Karhi, ministro das comunicações do país, afirmou que o canal de notícias Al Jazeera, financiado pelo Catar, seria fechado "nos próximos dias", informa o jornal, alegando que "não haverá liberdade de expressão para os porta-vozes do Hamas em Israel".

"A Al Jazeera prejudicou a segurança de Israel, participou ativamente do massacre de 7 de outubro e incitou contra os soldados da IDF. É hora de remover o shofar [antigo instrumento hebraico] do Hamas de nosso país", postou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em sua conta no X, observando que agirá de acordo com a nova lei para encerrar a atividade do canal.

Por sua vez, a Al Jazeera rejeitou o que chamou de "acusações caluniosas" e acusou Netanyahu de "incitação"."A Al Jazeera considera o primeiro-ministro israelense responsável pela segurança de sua equipe e das instalações da rede em todo o mundo, em seguida de seu incitamento e essa falsa acusação de forma vergonhosa", disse o canal em um comunicado.