
Casa Branca explica por que Trump 'não gosta' dos BRICS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a aliança BRICS tem como objetivo "minar os interesses americanos" e está preparado para reagir, segundo a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, na segunda-feira (7).

Leavitt informou que Trump acompanha de perto os desdobramentos da cúpula do bloco, realizada nos dias 6 e 7 de julho no Brasil.
Segundo ela, "ele não vê esses países se fortalecendo. Ele os vê como países que tentam minar os interesses dos Estados Unidos, e isso não lhe parece bem, independentemente de quão forte ou fraco um país possa ser".
A porta-voz afirmou ainda que a "maior responsabilidade" do presidente é proteger os interesses nacionais, que Trump "garantirá que os Estados Unidos sejam tratados de forma justa no cenário internacional" e que "tomará todas as medidas necessárias para impedir que outros países se aproveitem dos Estados Unidos e do nosso povo".
Trump ameaça e recebe resposta
A cúpula anual do BRICS foi realizada no Rio de Janeiro, onde os líderes do grupo reafirmaram a estratégia de ampliar o uso de moedas locais, desenvolver um sistema próprio de pagamentos e lançar um Fundo Multilateral de Garantia para estimular investimentos sem depender do dólar.
Os ministros das Finanças dos países-membros divulgaram uma declaração conjunta no início da cúpula rejeitando "aumentos unilaterais de tarifas e medidas não tarifárias" e reafirmando o compromisso com o comércio multilateral baseado em regras.
No domingo (6), Trump anunciou que qualquer país que apoie políticas "antiamericanas" –, que, segundo ele, vêm sendo promovidas pelos BRICS –, será submetido a uma tarifa de 10%, sem exceções.
Em resposta, o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, reiterou na segunda-feira (7) que "a cooperação dos BRICS nunca foi e nunca será direcionada contra terceiros países".
QUER SABER MAIS SOBRE O BRICS E SEU PAPEL EM UM MUNDO MULTIPOLAR? CONFIRA NOSSO ARTIGO.

