Trump se encontra com Netanyahu pela primeira vez desde a 'guerra dos 12 dias'

O primeiro-ministro israelense está visitando os Estados Unidos em um momento em que Washington intensifica seus esforços para alcançar um cessar-fogo em Gaza.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se nesta segunda-feira (7) com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em visita oficial ao país. Este foi o primeiro encontro entre os dois desde o fim da chamada "Guerra de 12 dias", durante a qual Israel e os EUA lançaram ataques contra o Irã.

Antes do jantar na Casa Branca, Trump declarou à imprensa que ele e Netanyahu "tiveram um sucesso tremendo juntos", referindo-se aos recentes ataques à infraestrutura nuclear iraniana. "E acredito que será um sucesso ainda maior no futuro", acrescentou.

Netanyahu, por sua vez, agradeceu ao líder norte-americano. "Nossas equipes conjuntas formam uma combinação extraordinária para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades", disse, destacando a ofensiva liderada por Washington contra o país persa. "Está forjando a paz neste exato momento, em um país, em uma região após a outra", completou.

Durante o encontro, o primeiro-ministro israelense entregou a Trump uma carta enviada ao comitê do Prêmio Nobel, na qual o nomeia para o Prêmio da Paz. "É mais do que merecido e ele deveria recebê-lo", declarou.

A visita de Netanyahu ocorre em meio às negociações indiretas entre Tel Aviv e o movimento palestino Hamas. O objetivo é alcançar um acordo de cessar-fogo com mediação dos Estados Unidos.