'Nós não queremos imperador': Lula responde ameaça de Trump contra BRICS

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, respondeu à ameaça feita por Donald Trump, presidente dos EUA, sobre a imposição de uma tarifa de 10% sobre países que se aproximarem das políticas promovidas pelo BRICS.
"Ele precisa saber que o mundo mudou. Não queremos imperador. Nós somos países soberanos. Se ele achar que ele pode taxar, os países têm o direito de taxar também", declarou Lula nesta segunda-feira, durante seu discurso de encerramento da 17º cúpula do grupo.
🇧🇷❌🇺🇸'Nós não queremos imperador': Lula responde ameaça de Trump contra BRICS"Se ele achar que pode taxar, os países têm o direito de taxar também", afirmou o presidente brasileiro, ressaltando que "ele precisa saber que o mundo mudou".Mais detalhes: https://t.co/QqfiqZZXQKpic.twitter.com/Yxf8V1lAG3
— RT Brasil (@rtnoticias_br) July 7, 2025
O mandatário brasileiro classificou a postura de Trump nas redes sociais como equivocada e "irresponsável", chegando a afirmar que "nem deveria comentar" o assunto. "(...) eu não acho uma coisa muito responsável e séria um presidente da república, de um país do tamanho dos Estados Unidos, ficar ameaçando o mundo através da internet", afirmou.
Tarifa de 10%
No domingo (6), Donald Trump escreveu na Truth Social que "Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas dos BRICS será taxado com uma tarifa adicional de 10%."
Horas antes, os representantes dos países do BRICS assinaram, na capital fluminense, um documento manifestando ''séria preocupação'' com as tarifas unilaterais sem precedentes, argumentando que essas medidas ''distorcem o comércio e são inconsistentes com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC)''.
