
Lula se pronuncia após declaração de Trump em apoio a Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou nas redes sociais nesta segunda-feira (7) em resposta às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que horas antes criticou duramente o tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro pela Justiça brasileira.
A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o…
— Lula (@LulaOficial) July 7, 2025
Sem citar Trump nominalmente, Lula afirmou que "a defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros" e reforçou que o país não aceita "interferência ou tutela de quem quer que seja".
Segundo o presidente, o Brasil é "um país soberano", com "instituições sólidas e independentes", e reiterou: "Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito".

A reação veio após uma publicação de Trump em sua plataforma, onde ele acusou o Brasil de fazer "uma coisa terrível" com Bolsonaro.
"Eles não fizeram nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano!", escreveu Trump. "Isso não é nada mais, ou menos, do que um ataque contra um oponente político", disse.
Trump ainda afirmou que Jair Bolsonaro "não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo", e comparou a situação com as acusações que enfrenta nos Estados Unidos. O presidente norte-americano chamou o processo contra Bolsonaro de "caça às bruxas" e disse que "o único julgamento que deveria acontecer é o julgamento pelos eleitores do Brasil – isso se chama eleição".
