Notícias

Lula destaca papel do Sul Global em saúde e meio ambiente

Presidente brasileiro abre a última plenária da 17ª Cúpula do BRICS.
Lula destaca papel do Sul Global em saúde e meio ambiente© Fernando Frazão/Agência Brasil

No discurso na última plenária da 17ª Cúpula do BRICS, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou o papel dos "regimes multilaterais de clima e de saúde" nos esforços de mobilização do Sul Global.

"As três convenções da ONU adotadas aqui no Rio de Janeiro, em 1992, colocaram o desenvolvimento sustentável no centro dos debates sobre o futuro do planeta", declarou o presidente, alegando que mesmo "sem o passivo histórico dos países desenvolvidos, os membros do BRICS não deixaram de fazer a sua parte".

Lula afirmou ainda que "hoje, o negacionismo e o unilateralismo estão corroendo avanços do passado e sabotando nosso futuro", ao destacar que a saúde global é profundamente afetada pela pobreza.

"O BRICS está apostando na ciência e na transferência de tecnologias para colocar a vida em primeiro lugar", manifestou ele.

Aquecimento global 

O presidente brasileiro sublinhou também que o aquecimento global ocorre em ritmo mais acelerado do que o previsto com as florestas tropicais "empurradas para seu ponto de não retorno".

Ele denunciou a falta de recursos para a transição planejada, "essencial para a construção de um novo ciclo de prosperidade".

"Os países em desenvolvimento serão os mais impactados por perdas e danos. São também os que menos dispõem de meios para arcar com mitigação e adaptação", advertiu Lula.

Ele destacou a importância de proteger, conservar, e restaurar os territórios brasileiros, criando oportunidades para as comunidades locais e povos indígenas.

"A geração de empregos decentes, a igualdade entre homens e mulheres e o fim do racismo em todas as suas esferas são imperativos", manifestou o presidente. 

Para ele, o desafio é alinhar ações para evitar ultrapassar 1,5 graus de aumento da temperatura do planeta, para que será preciso triplicar energias renováveis e duplicar a eficiência energética.

  • 17ª Cúpula do BRICS ocorre no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de julho de 2025.
  • O presidente da Rússia, Vladimir Putinparticipa por videoconferência dos principais eventos da reunião.

QUER SABER MAIS SOBRE O BRICS E SEU PAPEL EM UM MUNDO MULTIPOLAR? CONFIRA NOSSO ARTIGO.