
Esta é a fórmula da felicidade, de acordo com a ciência

Parece já haver uma fórmula para aquilo que muitas pessoas buscam incansavelmente: a felicidade - e ela é bastante simples. Apenas alguns minutos por dia dedicados a pequenas ações benéficas podem ajudar a alcançá-la, segundo constatou uma equipe de pesquisadores liderada pela Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF).
O estudo, publicado recentemente no Journal of Medical Internet Research no início de junho, analisou o efeito de 'microações' como compartilhar com alguém um momento engraçado ou inspirador, fazer uma lista de gratidão ou realizar um ato de bondade para alegrar o dia de outra pessoa.

Cerca de 17.600 voluntários participaram da pesquisa, chamada de Big Joy Project. Após uma semana seguindo determinadas ações, os participantes notaram um aumento acentuado em seu bem-estar e emoções positivas, bem como uma percepção mais forte de que suas próprias ações podem promover a felicidade.
Em muitos indivíduos testados também observou-se redução do estresse e melhorias em geral na saúde e na qualidade do sono. Foram notados benefícios ainda mais acentuados entre os jovens, afrodescendentes, hispânicos e pessoas socialmente desfavorecidas.
Os cientistas também descobriram que as melhorias no bem-estar estavam associadas a uma menor probabilidade de desenvolver doenças mentais no futuro, bem como a um melhor condicionamento físico. De acordo com Elissa Epel, principal autora do estudo, "pessoas com maior bem-estar têm menos propensão a desenvolver doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, e apresentam menor mortalidade tanto em populações saudáveis quanto não saudáveis".
Os resultados da pesquisa mostraram que mesmo pequenas ações diárias podem fazer uma grande diferença e que a receita para felicidade é muito mais simples do que à primeira vista se poderia imaginar.
