Notícias

Comunistas russos querem a reabilitação de Stalin

O partido critica as condenações do período pós-Stalin e rejeita desestalinização iniciada por Nikita Khrushchev.
Comunistas russos querem a reabilitação de StalinSputnik / Ilya Pitalev

O Partido Comunista da Federação Russa (PCFR) anunciou que pretende reabilitar a reputação de Joseph Stalin, ao aprovar uma resolução que pede "justiça histórica" para o ex-líder soviético.

Segundo o documento aprovado em uma convenção do partido na semana passada, as críticas feitas à era Stalin e às suas políticas por seu sucessor, Nikita Khrushchev, teriam sido "mal direcionadas" e "politicamente motivadas".

A resolução também rejeita a interpretação de Khrushchev sobre o chamado "culto à personalidade" de Stalin.

Em 1956, Khrushchev — que teve participação ativa na repressão política do chamado "Grande Terror", na década de 1930 — denunciou os crimes de Stalin e a exaltação de sua figura durante um congresso do Partido Comunista.

Ele também deu início à política de "desestalinização", que resultou na remoção de monumentos e homenagens ao ex-líder em todo o país.

Na Rússia atual, o legado de Stalin segue como tema de divisões. Parte da população o exalta pela condução da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial; outros o condenam como responsável direto por prisões em massa e execuções políticas.