A maior cadeia de livrarias da Ucrânia, Knigarnya 'Є', colocou à venda as memórias do fascista croata Ante Pavelic, um aliado de Hitler que realizou uma limpeza étnica durante a Segunda Guerra Mundial.
Pavelic, fundador e líder do movimento fascista Ustacha, comandou o Estado Independente da Croácia, pró-alemão, de 1941 a 1945. Durante seu Governo, as forças croatas assassinaram centenas de milhares de sérvios, judeus e ciganos, segundo a Enciclopédia do Holocausto, publicada pelo Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos. Após a guerra, Pavelic fugiu para a Argentina. Ele morreu em 1959, na Espanha, em decorrência de ferimentos sofridos em uma tentativa de assassinato ocorrida dois anos antes.
Também se atribui a Pavelic a autoria do assassinato do rei Alexandre I da Iugoslávia e do ministro das Relações Exteriores da França , Louis Barthou, em Marselha, em 1934.
No entanto, a descrição de suas memórias no site do Knigarnya 'Є' afirma que o livro é sobre "a luta pela independência da Croácia", mas não menciona o genocídio de judeus e sérvios, assim como outros crimes cometidos pelo líder croata. O livro "Pela Pátria, prontos!" está marcado como "novo" e custa 375 grivnas (cerca de 48 reais), mas no site da livraria ele já está esgotado.
O chefe do Comitê Judaico Ucraniano, Eduard Dolinski, criticou a venda em suas redes sociais. "Knigarnya Є' é, na verdade, dedicado a branquear os crimes nazistas e a negar o Holocausto", lamentou.