Semana de trabalho de 4 dias tem resultados surpreendentes, revela estudo britânico

Quase mil trabalhadores de 17 empresas diferentes participaram do programa piloto de seis meses.

A 4 Day Week Foundation divulgou os efeitos de uma semana de trabalho de quatro dias após um programa piloto de seis meses.

"Nosso programa piloto mais recente, com quase mil funcionários, terminou com todas as empresas decidindo continuar com a semana de trabalho reduzida", escreveu a organização em publicação no X.

"Os KPIs [indicadores-chave de desempenho] se mantiveram. 62% observaram uma redução na exaustão. 45% aumentaram a satisfação com a vida. É hora de uma semana de trabalho de quatro dias!", acrescentou.

Joe Ryle, diretor de campanha da organização britânica, afirmou que os resultados do estudo mais recente confirmam a eficácia do modelo e destacou o índice de sucesso de 100%, com as 17 empresas participantes adotando de forma permanente a jornada encurtada.

"O bem-estar dos funcionários melhorou, assim como o desempenho e a produtividade dos negócios, a retenção e o recrutamento de funcionários. Essas empresas estão prosperando, assim como seus funcionários", disse Ryle.

"Este é o futuro do trabalho. Já provamos isso inúmeras vezes. A semana de trabalho de quatro dias funciona. É hora de torná-la o novo normal. Junte-se a nós", concluiu.