
BRICS planeja frente do Sul Global para exploração pacífica do espaço

Em nome da sustentabilidade espacial, os países do BRICS discutem a criação de um grupo de trabalho aberto para debater formas de cooperação no espaço, com fins pacíficos e de maneira inclusiva entre os membros.
A informação consta da "Declaração do Rio de Janeiro", documento que apresenta tópicos técnicos sobre a atuação do bloco em diferentes áreas.
A colaboração no setor espacial deve ocorrer por meio do intercâmbio de dados e conhecimento técnico, com foco no desenvolvimento sustentável. O Conselho Espacial dos BRICS está elaborando os "Termos de Referência" para essa cooperação.

"Reafirmamos nosso compromisso de empreender esforços conjuntos para alcançar o uso racional, eficiente, equitativo, justo, eficaz e econômico do espectro e das órbitas associadas de satélites, e incentivamos maior cooperação entre os membros do BRICS para facilitar a cooperação em sustentabilidade espacial", diz o documento.
O grupo também alerta para a importância de evitar uma corrida armamentista no espaço e de impedir o uso da força no ambiente sideral. A intenção é avançar em negociações para a adoção de um instrumento jurídico multilateral que garanta a segurança das atividades espaciais para todos os países.
Cabe à presidência brasileira a elaboração de um relatório com propostas de cooperação em "Recursos de Conectividade Espacial Sustentável".
