Notícias

Premiê indiano diz que Sul Global é vítima de hipocrisia

Modi denunciou tratamento desigual ao Sul Global e defendeu reformas em instituições internacionais para promover um sistema mais justo e inclusivo.
Premiê indiano diz que Sul Global é vítima de hipocrisiaReprodução/Divulgação Redes Sociais

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, durante Reunião Ministerial de Finanças da 17ª edição da Cúpula dos BRICS sediada este ano no Rio de Janeiro, disse que o Sul Global é vítima de hipocrisia em questões relacionadas à distribuição de recursos, segurança e desenvolvimento, segundo noticiado pela imprensa indiana.

Sob a bandeira do multilateralismo, Modi reafirmou o compromisso de seu país "com uma cooperação mais estreita e um crescimento compartilhado" e disse que a expansão do grupo "mostra claramente que o BRICS é uma organização capaz de se transformar com o tempo". 

O premiê ainda sugeriu reformas nas principais instituições internacionais e enfatizou o potencial do grupo para "para moldar um futuro global mais inclusivo e equitativo".

"Os BRICS continua sendo uma força poderosa para a cooperação econômica e para o bem global (...) Agora, precisamos mostrar a mesma determinação para reformas em instituições como o Conselho de Segurança da ONU, a OMC e os bancos multilaterais de desenvolvimento", declarou o chefe de Estado indiano.