Notícias

Putin critica elite global e afirma que globalização liberal chegou ao fim

Para o presidente russo, nova ordem mundial será mais justa e centrada nos mercados do Sul Global.
Putin critica elite global e afirma que globalização liberal chegou ao fimReprodução/Divulgação

Durante sua participação por videoconferência na 17ª cúpula do BRICS, realizada no Rio de Janeiro neste domingo (6), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que o modelo de globalização liberal está se esgotando e que uma nova ordem mundial multipolar está em formação.

Segundo ele, essa mudança representa o fim de um sistema internacional que atendia apenas aos interesses do chamado "bilhão dourado", termo usado para se referir às nações mais ricas do Ocidente.

"Todos nós vemos que estão ocorrendo mudanças radicais no mundo. O sistema unipolar de relações internacionais, que servia aos interesses do chamado 'bilhão dourado', está ficando no passado", declarou Putin. "Em seu lugar, surge um mundo multipolar mais justo."

O presidente russo afirmou ainda que o processo de transição da ordem econômica global continua ganhando força e que há uma clara movimentação do centro da atividade econômica em direção aos mercados em desenvolvimento.

"Tudo indica que o modelo de globalização liberal está se esgotando. O centro da atividade econômica está se deslocando para os mercados em desenvolvimento, o que desencadeia uma poderosa onda de crescimento, inclusive nos países do BRICS", concluiu Putin.

Confira a cobertura completa com todos os principais trechos do discurso de Vladimir Putin na 17ª cúpula do BRICS clicando aqui