Macron pressiona premiê britânico a reconhecer o Estado da Palestina

Em sua visita oficial ao Reino Unido, Macron deve pressionar por reconhecimento imediato; Londres, no entanto, quer impor condições ao Hamas.

O presidente francês Emmanuel Macron está pressionando o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, a reconhecer oficialmente o Estado da Palestina, segundo informações divulgadas pelo jornal The Telegraph na sexta-feira (4).

De acordo com fontes consultadas pela publicação, o tema deverá ser abordado durante a visita oficial de três dias que Macron realizará ao Reino Unido na próxima semana. 

Embora França e Reino Unido concordem com o princípio de que o povo palestino deve ter um Estado próprio, há divergências sobre o momento adequado para esse reconhecimento.

De acordo com o jornal britânico, Macron defende que a medida deve ser adotada o quanto antes, como forma de impulsionar a chamada solução de dois Estados. Já o governo britânico considera que, neste momento, a iniciativa poderia ter apenas um efeito simbólico.

Londres propõe impor condições para o reconhecimento, incluindo exigências ao grupo palestino Hamas, que governa a Faixa de Gaza — entre elas, a deposição das armas.