Notícias

Rússia reforça compromisso com presidência brasileira do BRICS

O porta-voz do Kremlin ressaltou a importância da participação virtual do presidente russo, Vladimir Putin, na principal sessão plenária da cúpula do grupo.
Rússia reforça compromisso com presidência brasileira do BRICSSefa Karacan/Anadolu via Getty Images

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará por videoconferência da sessão plenária da cúpula do BRICS, que será realizada no Brasil, reforçando o compromisso de Moscou com a presidência brasileira. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (4) pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

"O presidente tem vários outros eventos de trabalho planejados para domingo, em particular, a cúpula do BRICS que acontecerá no Rio de Janeiro, Brasil, nos dias 6 e 7 de julho. E no domingo, o presidente participará da principal sessão plenária desta cúpula por videoconferência", comunicou Peskov.

Anteriormente, o assessor de política externa do Kremlin, Yuri Ushakov, já havia indicado que Putin estará presente remotamente no encontro e que será representado no Brasil pelo Ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov.

Segundo ele, "isso está ligado a certas dificuldades no contexto das exigências do TPI (Tribunal Penal Internacional)". "É nesse contexto que o governo brasileiro não conseguiu tomar uma posição clara que permitisse que nosso presidente participasse dessa reunião", detalhou Ushakov.

A decisão de não comparecer presencialmente está ligada ao mandado de prisão emitido pelo TPI, que acusa o presidente russo de envolvimento na transferência de crianças ucranianas durante o conflito armado. O Kremlin, por outro lado, afirma que a ação teve caráter humanitário e foi realizada para proteger os menores das zonas de combate.